
Educação não formal em Astronomia
Leandro Donizete Moraes
Seja bem-vindo ao blog Educação não formal em Astronomia. Ao navegar por todos os conteúdos, você terá a oportunidade de conhecer esta importante área da educação em Astronomia e refletir sobre o papel da educação fora dos padrões escolares para que as pessoas possam aprender não apenas na escola, mas sim em vários outros ambientes. Desse modo, te convido a se apaixonar pela Astronomia e pela educação não formal, pois todos temos o direito de aprender.
Assista ao meu vídeo sobre este blog:
O vídeo apresenta um breve relato sobre o conteúdo do blog, mostrando situações comuns vivenciadas por pessoas interessadas em aprender Astronomia. Os currículos escolares, em sua maioria, não abordam a Astronomia de forma suficiente e as pessoas saem da escola sem saber o básico. Por isto, os ambientes não formais de aprendizagem são muito importantes.
Analise a situação presente na tirinha:

Imagine aprender sobre as curiosidades da Astronomia em um planetário? Ou em um observatório astronômico? Ahh !!! E naquele centro de Ciências famoso lá perto de sua casa? Que bom passeio para o final de semana né !!! Você deve estar pensando, esse cara está louco !!! Aqui perto da minha casa não tem esses lugares não. Realmente é esta a situação apresentada na tirinha, mostrando a realidade nacional sobre o acesso a estes ambientes não formais de aprendizagem. Pesquisas de Moreira (2006) identificaram que apenas 1% dos brasileiros visitam um local destes no ano e em alguns países europeus este número chega a 25%. É uma pena que um país com sérios problemas educacionais como o Brasil não investe o suficiente na construção, manutenção e valorização destes espaços não formais tão importantes como complemento da educação formal e divulgadores da Ciência. Mas o que fazer para aprender Astronomia longe de planetários ou observatórios?
U


Você já pensou se todas as pessoas interessadas em Astronomia ou aquelas que não se interessam, por não terem contato com esta ciência, tivessem a oportunidade de visitar um planetário como este da imagem?
Como grande parte da população não tem acesso a estes ambientes, um dos meios para a aprendizagem fora das escolas é este que você está usando, a INTERNET. Porém, nem tudo o que tem na rede é peixe, ou melhor, nem tudo que está na Internet é verdadeiro. Se você não ter cuidado poderá encontrar informações erradas como ocorreu na tirinha.
Muitos sites, blogs, canais do youtube e demais ambientes virtuais trazem coisas legais de Astronomia. Mas nem sempre esses conteúdos possuem uma sequência, ou são corretos, e ficamos aprendendo aos poucos, conteúdo por conteúdo. Além disso, os filmes e documentários nos ensinam bastante também né. E se tivéssemos um lugar onde fosse possível aprender de maneira mais interessante e clara?
Este blog possui como objetivo principal apresentar os resultados da pesquisa de doutorado do professor Leandro em busca de conciliar a tecnologia (softwares, GIFs, vídeos e outros recursos) e a criação de um curso online para que as pessoas aprendam de maneira diversificada e interessante conceitos de Astronomia por meio de ambientes virtuais. Imagine as possibilidades que os recursos digitais podem proporcionar a este curso?

Para elaborar o curso é necessário conhecer as pesquisas que já foram feitas sobre tecnologia na educação não formal em Astronomia no Brasil. Sendo assim, investigamos, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), todas as teses e dissertações sobre educação não formal em Astronomia que utilizaram algum tipo de recurso tecnológico como foco principal. Veja abaixo algumas das teses e dissertações que encontramos e observe quais são os recursos tecnológicos que foram utilizados. Clique nos títulos para acessá-las:
Simuladores experimentais de radiotelescópios para o ensino de Astronomia no nível médio
Construção de um jogo didático digital ligado à divulgação científica da Astronomia
A educação a distância em Astronomia para a formação continuada de professores.
Em breve serão publicadas mais pesquisas e informações sobre esta importante área e também sobre o meu projeto de pesquisa no doutorado, no momento estão sendo feitos os levantamentos iniciais sobre a produção nacional em educação não formal em Astronomia. Dê sua opinião sobre o blog, meu projeto de pesquisa e conteúdos abordados através do recurso "Vamos conversar por chat".
Além destes importantes conteúdos, conheça os demais projetos do professor Leandro acessando o site: www.profleandromoraes.com.br. Obrigado pela visita.
Fontes:
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, p. 4402-4412, 2009.
MARQUES, Joana Brás Varanda et al. Educação não-formal e divulgação de Astronomia no Brasil: O que pensam os especialistas e o que diz a literatura. 2014.
MARTINS, Cláudio Souza et al. O planetário: espaço educativo não formal qualificando professores da segunda fase do ensino fundamental para o ensino formal. 2009.
MOREIRA, Ildeu de Castro. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão social, v. 1, n. 2, p. 11-16, 2006.